Recentemente, ganhei uma caixinha com chá de um amigo coreano. Quando abri o , apesar de não entender nada de coreano, logo percebi que se tratava de um Long Jing, um dos chás verdes chineses mais famosos. Isso porque o Long Jing é um chá inconfundível devido seu formato e aroma.
Existem diversas histórias e lendas por trás do surgimento desse chá. A grande maioria cita um dragão, um poço, um monge e um imperador. Mas de uma coisa temos certeza, a província de Zhejiang produz com maestria esse chá verde há muitos e muitos anos. Mas sua fama, claro, começa quando um Imperador chamado Quianlong da Dinastia Qing visita a cidade de Hangzhou, e se enamora pelo chá da região. Tornando assim o Long Jing, um Chá tributo.
O Long Jing, ou Lung Ching, ou ainda Dragon Well, trata-se de um chá verde de formato achatado, com aroma vegetal, notas de nozes e textura macia no paladar. Composto por 1 broto e duas folhas. O processamento desse chá é praticamente uma arte, onde o mestre de chá faz movimentos precisos na Wok afim de dar o formato achatado que conhecemos.
Se você nunca provou um Long Jing, ou quer iniciar no mundo dos chás verdes e tem receio que seja amargo ao seu paladar. Com certeza a doçura desse chá vai te cativar.
Sarah Anne
Tea Hunter