Para começar esse espaço, é minha obrigação fazer uma leve introdução do que é chá de verdade. Porque já me ocorreu algumas vezes de estar falando de chá com uma pessoa e a mesma vir toda animada falando que também ama chá, e eu me animar mais ainda escutando isso, e no final quando preparava o chá via a cara de decepção no rosto da pessoa. Porque, na verdade ela estava esperando uma infusão.
Para a maioria dos brasileiros, chá é tudo que se coloca na água quente, até café vira chafé.
Apesar de ser um vício de linguagem que sei que não irá morrer nunquinha. Devo informar que Chá é somente o licor extraído quente ou frio da planta Camellia Sinensis. Mate, rooibos, hibisco, camomila, capim santo e todas as ervas, flores, cascas, raízes e frutas, são infusões ou tisanas.
A Camellia Sinensis é uma planta originária da Ásia, bem complexa, com diversas variedades e cultivares. E é dela que produzimos o chá branco, verde, amarelo, oolong, preto e escuro. É uma planta rica em benefícios, sabores e possibilidades.
E apesar da Camellia Sinensis ser incrível, esse espaço não será exclusivo dela. As infusões e tisanas, também possuem seu valor. O Mate por exemplo, cheio de benefícios, história, cultura e que também está em constante desenvolvimento no nosso país. Assim como o chá possui sua Rota, o Mate também já tem sua Caravana. Mas isso explico melhor em outro post…
Sarah Anne
Teahunter